OBRAS DE TERRA


As barragens de aterro são estruturas essencialmente constituídas por materiais naturais ou processados, podendo ter diferentes tipos, de acordo com os fatores condicionantes locais, em seguida indicados. Os materiais provenientes de escavações com possibilidade de aplicação na barragem são, em geral, os mais econômicos, devendo, portanto, ser os primeiros a se considerar.

De acordo com as ideias do texto anterior, pode-se afirmar que:


As barragens de terra e/ou enrocamento sempre deverão ser executadas com materiais naturais, ou seja, retiradas no local a ser executada a barragem.


A escolha da barragem a ser empregada não está relacionada ao material presente na região de aplicação, visto que o foco principal de tal estrutura é a economia.


Informações sobre as condições ambientais, do local de construção, não são relevantes para os procedimentos de concepção e projeto de barragens.


Os materiais rochosos são apropriados para construção de enrocamento e para proteção de taludes.


Não importa se o material a ser empregado for de uma jazida distante, desde que tenha as propriedades necessárias para execução da barragem prevista.

Com relação à aplicabilidade das barragens de terra e de enrocamento, está incorreto afirmar que:


As barragens de terra são compostas por solos de propriedades adequadas, obtidos em áreas em empréstimo ou por meio de escavação, sendo eles compactados em camadas por meios mecânicos.


Um dos tipos usuais de barragem de terra é a que possui seção zoneada, empregada quando há facilidade de se explorar as áreas de empréstimo de forma discriminada em relação aos materiais argilosos granulares.


As seções transversais das barragens devem ser fixas, onde o projeto servirá para definir o material a ser empregado. 


As barragens de enrocamento podem ter núcleo central delgado, espesso ou inclinado.


O aterro, a fundação e as estruturas anexas de barragens de terra e/ou enrocamento devem ser estáveis contra recalques, escorregamentos e perda de materiais durante a construção, em todas as condições de operação do reservatório e na ocorrência de eventos incomuns, como terremotos e inundações.

Considerando uma barragem com 17,5 metros de altura no total, assinale a opção que corresponde ao valor da largura mínima da crista determinado para essa barragem: 


8,33 m.


1,50 m.


3,00 m.


6,50 m.


8,75 m.

O recalque primário é o que ocorre por adensamento devido à expulsão da água dos vazios do solo, sendo o único que pode ser tratado pela teoria do adensamento. Sabendo que uma camada com espessura de 3,2 m, cujo solo possui índice de vazios inicial de 1,25 e índice de vazios final de 0,78, determine o adensamento primário dessa camada avaliada.


66,84 cm.


1,78 cm.


6,69 cm.


177, 78 cm.


110,93 cm.

O empuxo de terra é descrito como uma ação horizontal produzida por um maciço terroso sobre as obras que estejam em contato com o solo, enquanto o empuxo ativo é definido como a pressão limite entre o solo e o muro produzido, quando existe uma tendência de movimentação no sentido de “expandir” o solo horizontalmente. Dessa forma, determine o valor do empuxo ativo provocado no muro de arrimo indicado na figura, a partir da teoria de Rankine. Em caso de resposta decimal, considere uma casa após a vírgula. Dados: 

Solo 1: h1 = 3,5 m; γ1 = 1,2 tf/m²; φ1 = 23°.
Solo 2: h2 = 1,5 m; γ2 = 1,4 tf/m²; φ2 = 35°.

Novo Muro


7,1 tf/m


13,2 tf/m


9,4 tf/m


18,2 tf/m


17,4 tf/m

Calcule o angulo de atrito interno do solo com as seguintes características:

Resistência ao cisalhamento = 15,85 kgf/cm²

Tensão normal = 34 kgf/cm²


10º


45º


30º


15º


25º

A resistência ao cisalhamento de um solo está diretamente relacionada a sua capacidade em suportar tensões, que podem provocar ruptura ou deslizamento ao longo de qualquer plano em seu interior. Dessa forma, para um dado solo, calcule a resistência ao cisalhamento conforme as seguintes características:

Ângulo de atrito interno = 45º

Tensão normal = 12 kgf/cm²

Coesão = 2 kgf/cm²


14,5 Kgf/cm²


14 Kgf/cm²


15,5 Kgf/cm²


15 Kgf/cm²


13,5 Kgf/cm²

 Os taludes são chamados de infinitos quando a relação entre suas grandezas geométricas, extensão e espessura, é muito grande. Assim, considere que um maciço com talude infinito constituído por solo silto-arenoso possui as seguintes propriedades:  H = 4 m; ; γ = 1,6 tf/m³;  c’ = 2,2 tf/m²; β = 35°; ϕ = 25°.

Com base nessas informações, determine o fator de segurança associado ao talude, segundo o método do talude infinito. Em caso de resposta decimal, adotar uma casa após a vírgula


 FS = 2,6


 FS = 2,1


 FS = 1,1


 FS = 1,4


 FS = 2,2

Todo elemento que possui inclinação (talude) vai sofrer, de alguma maneira, esforços provenientes de empuxo, seja ele ativo, seja ele passivo, os quais dependerão de características bem específicas, como posição do nível d’água e características do solo, por exemplo. Com base no texto, a afirmativa que melhor descreve o empuxo de terra é:


Empuxo é a ação vertical causada por uma sobrecarga no maciço terroso ou rochoso.


Empuxo é a variação de carga que ocorre em todo trecho que tende a sofrer ruptura em um maciço terroso.


Empuxo é a medida das intensidades das pressões laterais em um anteparo que não sofrem variações em função das translações dadas a ele.


Empuxo é a resultante das pressões laterais, de terra ou de água, o qual é calculado geralmente por uma faixa de largura unitária da estrutura.


Empuxo é uma unidade de força que não pode ser mensurada por meio de cálculos, pode ser definida apenas por ensaios laboratoriais.

Quase sempre, em obras de fundações, há o envolvimento de estruturas de contenção, por exemplo, subsolos para estacionamentos, em cortes e aterros, por muros de arrimo, entre outros tantos. Com base no texto, podemos afirmar que estão corretas as alternativas:

I. Principalmente em função do maior aproveitamento de terrenos, a escavação de subsolos para pavimentos de garagem tem sido uma prática comum adotada em empreendimentos comerciais e residenciais em grande parte das cidades de médio/grande porte brasileiras.

II. Contenção é todo elemento ou estrutura destinado a contrapor-se a empuxos ou tensões geradas em maciço, cuja condição de equilíbrio foi alterada por algum tipo de escavação.

III. Estruturas de contenção são necessárias, pois os solos, em geral, possuem elevada resistência a esforços de compressão, porém baixa resistência a tensões de tração, então, se for introduzido ao maciço de solo algum sistema de reforço ou, até mesmo, algum tipo de contenção, os movimentos laterais serão reduzidos.


I e III.


II e III.


Apenas II.


I e II.


Todas estão corretas.

Páginas: 12345678910
11